segunda-feira, 20 de março de 2017

Sessão Lágrimas: "Hope" - a vida depois do abuso

   Olá, queridos amigos, companheiros, colegas e leitores aqui do blog. Tudo bem com vocês? Quanto a mim, eu poderia estar melhor, poderia ter ido no show do BTS que teve aqui no Brasil, mas não, não fui. Mas paciência é uma virtude, chegará o dia em que poderei ir assistir tudo que eu quiser. UHEUEHUEHEUHEUEHEHEUH eu espero, pelo menos. Voltarei a indicar filmes, como sempre faço, e o de hoje promete lhes arrancar lágrimas e causar revolta.


   Hope, ou Wish (como também é chamado), é um drama dirigido por Lee Joon-ik, escrito por Jo Joong-hoon e Kim Ji-hye, lançado em 2013 e ganhador do prêmio de Melhor Filme no trigésimo quarto Blue Dragon Film Award. Felizmente, é um dos filmes coreanos que podemos encontrar no Netflix.

   Esse filme conta a história de So-won, uma garotinha de apenas oito anos que vive com os pais. Dentro de casa, apesar de não lhe faltar nada do essencial para viver, So-won sente falta de receber um pouco mais de atenção de seus pais, já que passam por momentos de crise financeira e matrimonial. Sua mãe passa o dia trabalhando na loja da família, que fica abaixo de sua casa, e está grávida do segundo filho, apesar de seu pai ainda não saber, e seu pai passa o pouco tempo que está em casa assistindo esportes na televisão ou dormindo.


   Em uma manhã bastante chuvosa, So-won se arruma para ir para a escola sozinha, já que seus pais estão ocupados. Obedeceu as ordens da sua mãe e, mesmo estando atrasada, seguiu pela avenida principal, ao invés de pegar um atalho por alguns becos. Porém, estando a um quarteirão de sua escola, So-won é abordada por um senhor que estava todo encharcado da chuva, pedindo para que ela desse carona para ele debaixo do guarda-chuva, mesmo ela estando tão próxima da escola.

   As cenas seguintes são aquelas que umedecem os olhos e traz aquele desconforto para o coração, de uma forma tão forte, que você se sente próxima da vítima, mesmo sendo o caso de um filme. So-won, que havia obedecido a mãe e andado pela rua principal, que estava indo para a escola em plena luz do dia, que estava em uma rua onde até mesmo alguns colegas estavam passando por lá, que estava a um quarteirão da escola, foi levada.

   Depois de alguns instantes, a polícia estava cercando uma área de construção em frente a escola, já que So-won sozinha e ensaguentada ligou para a polícia ela mesma. Essa pequena garota de 8 anos, foi abusada sexualmente e sofreu inúmeras lesões externamente e internamente, causando danos permanentes na sua saúde física, emocional e psicológica. E, mesmo que a violência não tenha sido explícita no filme, o resultado e a ideia foram o suficiente para fazer meu estômago revirar.


   Essa cenas que citei, foram apenas o início do filme, pois o grande problema que ele aborda, além de como restaurar uma família após algo dessa escala, também é sobre a punição do autor de toda essa violência. Será que a justiça aceitaria a defesa de um ser que causou tanto dano a uma criança, que ela se torna incapaz de conversar ou olhar o próprio pai?

   Na minha opinião, a história do filme (de acordo com seu propósito) foi muito bem escrita e, creio, que capaz de causar as reações que os escritores realmente desejavam dos telespectadores. Os cortes de cenas ficaram fantásticos, trilha sonora aceitável e fotografia muito boa. Obviamente não é um filme que eu indicaria para crianças assistirem, mas um drama que deixa as perguntas certas sobre casos de abuso sexual.


   Enfim, essa foi minha indicação da vez, espero que gostem do filme, se bem que "gostar" não é bem o verbo certo a ser usado, se é que me entendem. Vocês perdoariam alguém assim? Não deixem de comentar. Quem já assistiu ou quem for assistir, não deixem de me avisar. Quero saber se minhas indicações estão sendo útil pra vocês. Obrigada pela atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário